Home / Blog - Receitas e Novidades / Receitas / Harmonização: Linguiça Toscana com Cachaça
A harmonização entre cachaça e comidas é algo ainda pouco difundido ou até pensado. Mas essa ligação é completamente possível, pois confere novas sensações ao paladar.
E para te mostrar o quanto é possível provar e aprovar esta técnica, apresentaremos uma receita de linguiça toscana acebolada, que combina muito bem com cachaça branca.
Isso mesmo, a deliciosa linguiça toscana como petisco, acompanhada de uma boa dose de cachaça branca do Empório Valmar. Assim você vai tirar de letra um produto tão rico.
Se antigamente a harmonização entre comida e bebida fosse exclusivamente pensada apenas com um alimento e o vinho, hoje a cachaça vem ganhando mais espaço. Isso a confere um valor mais sofisticado e amplo no mercado.
Obviamente alguém já deve ter percebido que cachaça e comida combinam, mas ainda não havia um nome para isso até que o que era para ser simplesmente chamada de harmonização, se tornou a “cachaçogastronomia”. Achou o nome estranho? Calma que a gente te explica direitinho e também ensinamos a colocar em prática!
Harmonização entre cachaça e comida e a cachaçogastronomia
Se você, assim como nós, é amante das cachaças deve inserir o termo cachaçogastronomia em seu vocabulário. Jairo Martins, cachacista conhecido por livros como “Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres” para definir a harmonização cachaça-comida.
Além do vinho e da cerveja, a cachaça vem abrindo espaço junto a pratos desde os nmais sofisticados aos petiscos tão vistos em barzinhos. E isso se dá por conta de uma revolução entre cachacistas e chefs de todo o país.
A cachaçogastronomia étraz todos os tipos de cachaças mescladas aos sabores dos brasileiros à culinária mundial. Essa combinação entre alimento e bebida vai bem com pratos principais e até sobremesas, basta saber como escolher.
Mas como eu vou saber escolher, hein?!
Calma, vamos explicar direitinho como utilizar essa técnica e melhorar a qualidade de seus almoços e jantas. Você irá se surpreender e surpreender a todos!
Saber qual cachaça é a ideal para harmonizar com cada comida é um passo fácil e que vai mudar a forma que você tem se alimentado, do petisco à sobremesa, você vai apreciar diversas cachaças.
Para cada tipo de comida, um tipo de cachaça:
Em casos de comidas mais gordurosas, como cita Jairo Martins neste vídeo do Mapa da Cachaça, o mais apropriado é combinar com a cachaça mais ácida, no caso, a Cachaça Branca. Já comidas mais suculentas combinam mais com cachaças envelhecidas.
A cachaça Branca do Empório Valmar possui justamente uma leve acidez que combate a gordura da linguiça toscana, a estrela de nossa receita de hoje.
Segundo Fernando Duarte, gestor do Empório Valmar, que fica no Recanto Maestro em Rio Grande do Sul, a cachaça produzida no local passa por um processo de separação do álcool bom do álcool ruim.
Nele é retirada a cabeça e cauda, restando apenas o coração, onde está concentrada o sabor e qualidade de uma boa cachaça para harmonização.
Assim, a cachaça ideal, com acidez proporcional, fica pronta para deliciar seus amantes.
Ingredientes da harmonização perfeita:
Então vamos agora à nossa receita que é bem prática e saborosa e traz a linguiça toscana acebolada, o petisco ideal para você colocar o que aprendeu aqui em prática:
O modo de preparo é bem simples:
Coloque as linguiças para ferverem na água por até 10 minutos, após a fervura, retire a água, faça furos em toda a extensão e corte em rodelas de espessura média.
Em uma panela, adicione o azeite e deixe as cebolas e o alho poró dourarem, caso seja necessário, adicione duas colheres de água para que as cebolas não queimem.
Acrescente as linguiças e mexa para receberem o sabor da cebola. Adicione a salsinha e mexa mais um pouco. Desligue o fogo quando as linguiças estiverem douradas e sirva ainda quente.
E lembre-se: para uma harmonização perfeita, as doses de Cachaça Branca do Empório Valmar são o ideal. Viva à cachaçogastronomia!